segunda-feira, 2 de março de 2009

Enfermagem - Uma paixão sem remédios


A Enfermagem diferencia-se de todas as ciências humanas e biológicas pelo "olhar atento" que presta à pessoa. Mais do que tratar, a enfermeira preocupa-se em cuidar da pessoa.
A palavra “cuidado” relaciona-se directamente com a atenção. Etiologicamente, cuidado designa estar “atento alguém ou alguma coisa” que se preocupa com o seu bem-estar ou do seu estado, isto é, do seu bom funcionamento. Para mim, cuidar é uma “atenção particular” dada a alguém ou a algo. Segundo Colliére (1999), é um “acto de VIDA, no sentido de que representa uma variedade infinita de actividades que visam manter, sustentar a VIDA e permitir-lhe continuar a reproduzir-se”. Além de mais, torna-se importante cuidar no presente e no futuro na prática de enfermagem não só para atingir a cura, mas essencialmente para promover a saúde.O tratar não pode ser confundido nem assemelhado ao cuidar. Tratar está intimamente ligado ao modelo biomédico perspectivando a pessoa com um eixo cartesiano, subdivide-a em sistemas que se conectam. O modelo biomédico tem como finalidade a cura da pessoa e não a vê na sua globalidade. Enquanto, o cuidar vê a pessoa como um todo - perspectiva holística - dando mais importância ao bem estar da pessoa e aos aspectos subjectivos da sua situação, invés, de atingir apenas, a cura.
Mais importante do que tratar é importante reconhecer a pessoa como um Ser Humano e através disso, olharmos para ela nao de enfermeira - pessoa mas sim, Ser Humano - Ser Humano.
Agradeço-te a ti, Enfermagem, pela pessoa que me tenho tornado. Graças a Ti, posso sentir-me útil e contribuir para a melhoria de alguém.
....................................
COLLIÉRE, M.Françoise (1999). Promover a Vida: Da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem. Lisboa: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. 3º Edição. ISBN: 972-757-109-3